terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Porquê


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,
Nas forças que não usamos,
Na prudência egoísta que nada arrisca e que,
Esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas.
O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.
Há três métodos para ganhar sabedoria: 
primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; 
segundo, por imitação, que é o mais fácil; 
e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.
No abismo procuramos uma resposta,
O constante sussurrar das ondas nos embalam, nos distraem
Hipnotizado pela beleza da natureza, tudo passa, tudo se esquece...





1 comentário:

  1. Olá, Joaquim.
    E não haverá três métodos para ser feliz? Eu acho que há um infalível. É aceitar a vida como ela é, não porque cruzamos os braços, mas por considerarmos uma vitória tudo o que conseguirmos alcançar. Olhe eu sentir-me ia feliz se fosse capaz de fazer com a informática as habilidades que o Joaquim faz. Vê?! Uma coisa pequenina que me daria prazer?! Temos de saber ser felizes com pequenas coisas, porque "feliz é quem se julga" li eu há muitos, muitos anos, numa qualquer revista e anotei para nunca esquecer de me sentir feliz em qualquer circunstância. Não me falta nada - Pensa o meu amigo. Falta-me o mesmo que a si, mas acredito que por muito má que a vida me pareça, há sempre alguém que, por estar pior, se pudesse trocaria comigo, por isso tento dar a volta por cima e seguir em frente de cabeça erguida e peito aberto ao vento. Com o mal dos outros, dirá o Joaquim que pode bem, mas o mal dos outros serve para nos ensinar que a vida, tal como um vinho requintado, é para ser saboreada, calmamente, até à última gota.
    Ânimo, amigo.

    ResponderEliminar